Onde achar dados de pesquisa em saúde ?

5755763742_7d2701d8e6_m
By Adrienne Yancey for opensource.com https://opensource.com/health/11/5/open-health-and-medical-gag-orders

O movimento do compartilhamento dos dados de pesquisa é uma realidade. Mais como acessar essas informações  ? Atualmente apesar da ferramenta Datasearch do Elsevier em beta versão, não tem ferramenta única para buscar dados de pesquisa. A lista de sites seguinte dá algumas dicas para achar os conjuntos de dados. Esta lista pode evoluir em função das suas sugestões (por email) ou de atualizações.

Generalidade

Repositórios de dados http://oad.simmons.edu/oadwiki/Data_repositories (seção 12 Medicina) essa página lista vários repositórios de dados em saúde.

re3data.org www.re3data.org/ Re3data.org identifica mais de 1,500 repósitorios de dados. Busca por temática, por exemplo Basic Medical Research (260 repositórios) ou Medicine (358 repositórios).

Há repositórios de dados genéricos como Zenodo, Figshare Dryad 4Tu Centrum,  ou plataformas nacionais : UK Data Archive (UKDA) ou DANS (Holanda) onde é possível  buscar por palavras-chaves e temáticas (ver também o post sobre repositórios genéricos).

O Elsevier lançou o Datasearch em versão beta para procurar conjuntos de dados.  Esta ferramenta busca dentro dos repositórios de dados e os “suplementary materials” dos artigos da plataforma Sciencedirect de Elsevier. Essa ferramenta que pode ser muito util para buscar dados é uma iniciativa de uma empresa privada e faz a promoção dos conteúdos de Science Direct. Ele não faz parte diretamente do movimento de dados abertos, bem como o Data Citation Index de Thomson Reuters que é uma ferramenta disponível na subscrição.

O site Openaire busca dentro dos repositórios os dados dos projetos da União Europeia (programa H2020).

Os repositórios de documentos em acesso livre as vezes contém conjuntos de dados.  Ver lista dos repositórios brasileiros de acesso aberto do IBICT.

Biocaddie data discovery index (DDI) (National Institutes of Health). Biocaddie é um protótipo para de descoberta de dados. A ferramenta Datamed  fornece acesso a conjuntos de dados a partir de 43 repositórios de dados científicos.

Biotecnologia
Ensaios Clínicos
Saúde pública
Genômica
  • EMBL Nucleotide Sequence Database European Nucleotide Archive
  • dbSNP The Nucleotide database – em colaboração com o  National Human Genome Research Institute, o National Center for Biotechnology Information (US) disponibiliza o “The Nucleotide database” que é uma coleção de sequências de várias fontes, incluindo GenBank, RefSeq, TPA and PDB. Genoma, gene e dados da sequência de transcrição.
Bactéria e virus

 

Para ler :

  1. Reis, Juliana e Fernanda Marques, Fernanda (2016) Ensaios clínicos, eis a questão: dados abertos ou não? http://www.periodicos.fiocruz.br/pt-br/content/ensaios-cl%C3%ADnicos-eis-questão-dados-abertos-ou-não
  2.  Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme/Opas/OMS) .  Sobre o compartilhamento de dados de ensaios clínicos. 8/03/2016. http://periodicos.fiocruz.br/sites/default/files/anexos/Nota%20Bireme%20-%20compartilhamento-dados-ensaios-clinicos.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *