Guia para iniciar um jornal em acesso aberto

Starting an Open Access Journal: a step-by-step guide.  Martin Paul Eve.
https://www.martineve.com/2012/07/13/starting-an-open-access-journal-a-step-by-step-guide-table-of-contents/

O autor apresentou uma guia para iniciar um jornal em acesso aberto. O guia esta em inglês e esta mais para as ciencas socias . Tem 5 partes nesse guia. Gostei muito do assunto  do artigo  dele “Tear it down, build it up: the Research Output Team, or the library-as-publisher” sobre a ideia que as bibliotecas poderão também estar na edição de revistas cientificas.

Na parte 1 tem dicas para  os custos  como a constituição do Editorial Board.

Na parte 2 tem pressupostos tecnológicos  para a instalação da ferramenta OJS (Open Journal System).

Parte 3 é dedicada ao lancamento do jornal e ao processo do avaliação por pares (peer review) com OJS. Tem ate modelo de e-mail.

Parte 4 é para copy editing e proof reading

“Copy editing” é  o processo de transformação de um artigo no padrão da revista, para erradicar erores de ortografia e estilo. O typesetting (composição tipográfica)  esta para fazer converção   como ela vai aparecer no documento final ( galley). O proofreading (revisão) é a fase de  verificação do problema durante a  transcrição do “copyedited” versão ate o documento final . Inevitavelmente, tem erros esquecidos. Por isso se torna um processo interativo entre a composição e a revisão.

Parte 5 é como registrar o seu jornal nos sistemas com o ISSN (numeros dos journais); o DOAJ Directory of Open Access Journals e o Crossref.

29/08/2012

No Blog do Prof Kuramoto tem uma critica sobre esse guia .

Para completar  esse assunto, perguntei aos colegas do EASE  (European Association of Scientific Publishers) fontes adicionais.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *