Howopenisit : O SPARC esta tendanto responder na questão “isso e acesso livre ?”

Todos os tipos de Acesso Aberto não  são iguais. Para esclarecer esse assunto e dar HowOpenIsItdefinições dos diferentes tipos  ou responder simplesmente a questão aparamente simples “É Acesso Livre?”,  três associações ou editores PLoS, SPARC e OASPA [1]  têm colaborado para desenvolver um recurso chamado “HowOpenIsIt?” [2].  Este recurso identifica os componentes do núcleo de acesso aberto (OA) e como são implementados em todo o espectro entre “Open Access” e “Acesso Fechado”.

A definição do Acesso livre começou com a Declaração de Berlim sobre Acesso Livre ao Conhecimento nas Ciências e Humanidades [3]

1. O(s) autor(es) e o(s) detentor(es) dos direitos de tais contribuições concede(m) a todos os utilizadores o direito gratuito, irrevogável e mundial de lhes aceder, e uma licença para copiar, usar, distribuir, transmitir e exibir o trabalho publicamente e realizar e distribuir obras derivadas, em qualquer suporte digital para qualquer propósito responsável, sujeito à correcta atribuição da autoria (as regras da comunidade, continuarão a fornecer mecanismos para impor a atribuição e uso responsável dos trabalhos publicados, como acontece no presente), bem como o direito de fazer um pequeno número de cópias impressas para seu uso pessoal.
2. Uma versão completa da obra e todos os materiais suplementares, incluindo uma cópia da licença como acima definida, é depositada (e portanto publicada) num formato electrónico normalizado e apropriado em pelo menos um repositório que utilize normas técnicas adequadas (como as definições Open Archive) que seja mantido por uma instituição académica, sociedade científica, organismo governamental ou outra organização estabelecida que pretenda promover o acesso livre, a distribuição irrestrita, a interoperabilidade e o arquivo a longo prazo.

E possivel fazer comentarios sobre o document howopenisit. As contribuições são abertas ate   8 de outubro. Acesso diretamente no documento em PDF  e em inglês (2 paginas)

Fontes :


2 opiniões sobre “Howopenisit : O SPARC esta tendanto responder na questão “isso e acesso livre ?””

  1. How Open Is It? Espetro do Acesso Aberto em Português
    http://openaccess.sdum.uminho.pt/?p=3167

    Os Serviços de Documentação da Universidade do Minho em colaboração com a PLOS levaram a cabo a tradução para português do guia HowOpenIsIt? Espetro do Acesso Aberto. Este guia pretende ser um suporte de apoio para compreender os componentes que definem as revistas científicas em Acesso Aberto, reconhecer o que faz uma revista científica ser mais ou menos aberta e tomar decisões informadas sobre onde publicar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *