Avaliação por pares sem editores (1) : Peerageofscience.org

O sistema de avaliação por  pares peer-review esta sendo organizado por cada jornal cientifico. O editor chefe de cada jornal esta organizando a avaliação dos artigos científicos submetidos e aceitos por eles ou não para revisão. Se é o caso ele vai mandar os textos anonimamente por avaliadores  que são outros cientistas e usar os comentários e correções  deles, que seguem critérios rigorosos para recusar,  mandar para os autores corrigirem o texto  se  necessário, ou aceitar a publicação.

Novos serviços envolvem universidades, revistas e sociedade cientificas estão  surgindo,eles oferecem novos serviços para a avaliação pelos pares e submição dos manuscritos , uma comunidade de cientistas para avaliar os manuscritos.

Peerageof science  é um projeto de 3 pesquisadores finlandeses, com  apoio da University of Jyväskylä e University of Eastern Finland. O site foi premiado pelo of ALPSP Award for Publishing Innovation 2012.
Mais de 1000 pesquisadores de 300 instituições e 45 paises são avaliadores do site,
20 jornais estão participando, na área da biológica, 57 manuscritos já foram avaliados desde 22 novembro de 2011, e recebem 2,3 revisãos em media.  Quando o artigo e submetido em função das palavras chaves dos autores; os avaliadores são informados. Há anotações dos avaliadores sobre a qualidade dos textos submetidos (PEQ) e o  artigo final (PAQ). Editores dos jornais parceiros do site podem fazer ofertas de publicaçoes aos autores.  E difícil de saber como  o modelo econômico vai evoluir, mais ele poderá envolver avaliadores que podem receber dinheiro. Jornais que até agora não pagaram nada poderão participar no futuro.

Um artigo publicado numa jornal
Um artigo publicado no jornal ” Evolutionary Ecology”

 

 

As vantagens são para os editores e autores :
Os editores como Carsten Rahbek, editor-in-chief of Ecography  (Wiley), tem o mesmo problema dos editores do jornal journal editors.  Com a explozão dos numeros de artigos submetidos eles tem o problema maior de achar pesquisadores para avaliação dos artigos e a qualidade esta diminuindo. Ele escolheu o Peerageofscience para avaliação. [1]
Os autores submetem os artigos deles uma vez so, depois as correções sobre o artigos são feitas dentro do site. Eles também não precisam escolher o jornal de publicação antes da submissão do artigo.

Com esta funcionando [1] ?

Um pesquisador pode upload um manuscrito, palavra-chave,  e um comentário explicando porque os pares devem  rever ele no Peerage of Science. O manuscrito esta anonimo e só os pesquisadores que tem inscrição no site pode ver ele. Um e-mail  esta sendo de maneira anonima nos  revisores potenciais sem as palavra-chaves do manuscrito concorda com as áreas de expertise deles. Após a revisão do artigo pares podem dar uma nota de 1 a 5 sobre a qualidade da revisão dos outros. Depois os editores da revista podem fazer oferta de publicação aos autores

Cientistas (pesquisadores) recebem um credito para cada revisão de artigo. Submeter um manuscrito no site custa 2 creditos. Assim se os autores querem a revisão  dos textos deles devem fazer revisão antes.

Se o revisor da publicação concorda a revisão pode ser publicada no journal Proceedings of Peerage of Science. Assim o cientista pode aumentar  a reputação. O site e de graça atualmente. No futuro  os jornais deverão pagar para acessar no site mais o custo devera estar mais barato do que o custo dos editores científicospara fazer a coordenação do sistema de revisão.

Esse serviço funciona por enquanto em Ecologia mais podem ser expandido em outras áreas.

Este tipo de site e muito interessante mais alguns problemas na minha opinião não são resolvidos.
Como os autores poderem dizer que  não querem tal pesquisador para avaliação ?
Como formatar o texto no padrão do jornal final ? Cada um tem um formato diferente (discussão, referencias bibliográficas, …)

Comentários bem-vindos

[1] Online Social Network Seeks to Overhaul Peer Review in Scientific Publishing http://news.sciencemag.org/scienceinsider/2012/01/online-social-network-seeks-to.html

Ver também A New Way for Journals To Peer Review Papers? http://www.sciencemag.org/content/335/6067/385.1.full


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *