Na hora da transmissão numérica os cientistas poderiam ser desorientados para a multiplicação das ferramentas que aparecem na internete. Essas ferramentas podem ser usadas por um painel de acões amplas, na área professional como pessoal. A oferta é muito grande. Como conhecer, comparar e avaliar as ferramentas disponíveis ? Quais são as tendências de uso ? [L’Hostis 2015 ] .
O site : Innovations in Scholarly Communications. Changing research workflows da Universidade do Ultrecht (Holanda) apresenta um levantamento internacional para conhecer os usos efetivos das ferramentas para os cientistas. Mais de 550 ferramentas são apresentadas e descritas com uma apresentação gráfica original.
O público-alvo do levantamento são os atores da ciência : estudantes, pesquisadores e professores ou pessoas em apoio as pesquisas. Ele ficará ativo até feveireiro 2016. Mais de 4000 pessoas já responderam. As 1000 primeiras respostas são online. Elas confirmam o uso cada vez maior das redes socias como ferramentas (em destaque Google Scholar, ResearchGate, Twitter) e os usos das ferramentas institucionais. Os responsáveis do projeto esperam identificar os hábitos em função de varios parámetros : disciplinas, paises, ….
Por exemplo, a questão : “qual site ou ferramenta você usa para acesso na literatura ?” tem as respostas seguintes :
Outra originalidade é a apresentação do tipo de workflow possiveis em função das ferramentas usadas : tradicionais, modernas, open science, inovantes, experimentais.
O site lista por tipo de atividade as tendencias, espectativas, oportunidades desafios sobre desenvolvimentos das ferramentas e os usos.
O poster :101 Innovations in Scholarly Communication – the Changing Research Workflow (abaixo) apresentado pelos responsáveis do projeto na conferência Force2015 (Oxford, Janeiro 2015) sintetisa os resultados.
Réferências
- Site : http://101innovations.wordpress.com
- Levamento : http://innoscholcomm.silk.co
- Lista das ferramentas : http://bit.ly/innoscholcomm-list
- L’hostis, D. 2015. Une palette d’outils pour les chercheurs. Observatoire des Technologies de l’information. Dominique L’Hostis. http://ist.blogs.inra.fr/technologies/2015/09/11/une-palette-doutils-pour-les-chercheurs/
OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Pascal Aventurier (13 de Setembro de 2015). Novas ferramentas para pesquisadores : mudança do workflow. A publicação científica. Recuperado em 8 de Outubro de 2024 de https://doi.org/10.58079/t27s