Identificadores de autores e de pesquisadores : OrcID, ResearcherId, ISNI, ….

Um identificador de autor ou de pesquisador é um código digital que permite de identificar de maneira única este pesquisador ou autor dentro de um ambiente digital definido (Web Of Science Scopus, CV Lattes, repositórios digitais etc). Ele permite de atribuir a este pesquisador as produções das quais ele é o autor (publicação, dados científicos etc) evitando as confusões relacionadas a homônimo e associando as diferentes formas de escrever o nome de um autor como o nome com iniciais, mudança de nome do autor. Ele evita aos pesquisadores de escrever as informações sobre ele e permite de exportar ou importar as referências de um banco de dados pelo outro se elas são interconectadas. O identificador representa uma chave única que facilita a pesquisa de informação..

O Orcid (Open Researcher and Contributor ID) parece ser uma boa escolha para as razãos seguintes : 

  • Orcid é desenvolvido  por um orgão  sem fins lucrativos. Ele fornece um método transparente de conectar atividades e resultados de pesquisas a esses identificadores. Ja tem mais de 2.451.547 ORCID iDs ativos, 503.556 ORCID iDs com no mínimo um trabalho e mais de 6 milhões de DOIs (Digital Object Identifier) diferentes (8 de agosto de 2016)
  • O ORCID trabalha com a comunidade de pesquisa para identificar oportunidades de integrar identificadores ORCID nos fluxos de trabalho chave, como envios de manuscritos e solicitações de bolsas. O ORCID encoraja terceiros a desenvolverem aplicativos que interagem com e melhoram a utilidade do Registro ORCID. Fornecemos ferramentas, casos de uso, documentações, exemplos e códigos de fonte aberta para apoiar seus esforços de integração (ver http://orcid.org/about em português) 
  • O ORCID também funciona como uma espécie de Currículo Lattes .(1) apresentado a situação atual do pesquisador, a sua formação e a lista de publicações.

A tabela seguinte mostra as vantagens e inconvenientes do Orcid (2)

ORCID- vantagens ORCID- inconvenientes
  • Internacional
  • Aberto
  • Recuperação automática de referências
  • Usado e requisitado por editores e orgões de fomento para identificação de pesquisador
  • Hub entre varios sistemas de informações
  • Não permite valorizar o trabalho do pesquisador (como um repositório ou o Researchgate por exemplo)
  • Os metadados são muito simples e não permite  usar Orcid como um tanque de metadados
  • Os dados são armazenados em servidores nos Estados Unidos e sujeitos às leis americanas

O Orcid pode atuar como um “hub” entre varios sistemas utilizados pelos pesquisadores ou outros sistemas de identificadores como ilustra a figura abaixo.

Orcid Um hub
Fonte : Flamerie (2015)   ResearcherID, ResearchGate, etc.   Quels outils pour votre profil chercheur. And Brown J. ORCID iDs: connecting researchers to their research data. 28 octobre 2014. http://library2.epfl.ch/conf/opendata > (consulté le 17 décembre 2014). CC BY-SA 4.0 Licence

Há muitos desenvolvimentos e implementações em andamento :

  •  O projeto europeu Thor  (3) é um programa europeu do Horizon 2020 para criar infraestrutra de  integração entre artigo, dados e pesquisadores. Esse projeto estuda como fazer integração do Orcid com repositórios de dados.
  • Tem uma integração entre Redalyc é ORCID (4)
  • No Brasil a Unesp (Ver Unesp e Orcid)  e a Unicamp são membro de Orcid (10/08/2016).  Unesp  tem projeto de fazer integração do Orcid com repositórios (5)
  • ORCID é integrado ao Currículo Lattes [12/08/2016]  (6)
  • Accordo entre PKP (OJS Journais) e Orcid [17/08/2016] (7)

Na hora do web semântico esses identificadores são cada vez mais importantes, mais eles são  também mais numerosos. Um desafio maior é de permitir o alinhamento entre os diferentes identificadores existentes para associar a cada pesquisador toda a produção acadêmica para a qual ele é o autor.

Referências
  1. Burnett Graziela 2014.  Open Researcher and Contributor ID. http://www.dbd.puc-rio.br/wordpress/?p=6136
  2.  Aventurier, Pascal .2016. ResearcherID, ORCID, IdHAL : enjeux et perspectives des identifiants chercheurs. http://prodinra.inra.fr/record/351052. Slideshare.
  3. Thor Project. 2016. ORCID Integration in Disciplinary Data Repositories.. https://project-thor.eu/author/mstocker/
  4. Becerril, Arianna. 2016. RedalycAuthors: Author webpages in Redalyc. Blog Orcid. http://orcid.org/blog/2016/01/25/redalycauthors-author-webpages-redalyc
  5. Marques, Fabricio . 2015.  Unesp adotará identificador digital Orcid. 2015.  Revista Fapesp ED. 238 http://www.ippri.unesp.br/#!/noticia/431/unesp-adotara-identificador-digital-orcid-/
  6.  ORCID integrado ao Currículo Lattes! » 2016. Mundo Bibliotecário.  https://mundobibliotecario.com.br/2016/08/12/orcid-integrado-ao-curriculo-lattes/.
  7. PKP Joins ORCID. https://pkp.sfu.ca/2016/08/17/pkp-joins-orcid/

Mais leituras

 

 



Citar este post
Pascal Aventurier (2016, 11 Agosto). Identificadores de autores e de pesquisadores : OrcID, ResearcherId, ISNI, …. A publicação científica. Recuperado em 19 de Março de 2024, de https://doi.org/10.58079/t27w

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search