Terceira reunião França-América do Sul sobre ciência aberta será realizada em Paris,  13 e 14 de setembro de 2023

Essa reunião é co-organizada pelo MEAE, o MESR, o CNRS e o IRD, em parceria com a Secretaria de Políticas e Programas Estratégicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil (SEPPE-MCTI). O objetivo desta terceira reunião é ampliar o diálogo iniciado em Buenos Aires (primeira reunião em 2021) e em São Paulo (segunda reunião em 2022) entre representantes sul-americanos e franceses sobre as questões de publicações abertas on-line, ciência cidadã, avaliação de pesquisa e humanidades digitais.

A abertura da ciência é uma prioridade para o MESR, tanto em termos de publicações quanto de dados de pesquisa, e a França é agora um dos líderes na Europa na promoção da ciência aberta e na criação de iniciativas inovadoras de acesso aberto e dados abertos e financiamento de projetos. A América do Sul é pioneira em plataformas editoriais de acesso aberto e desenvolveu infraestruturas compartilhadas para periódicos e arquivos abertos. Novas iniciativas nas Américas Central e do Sul também estão em andamento. O objetivo dessas reuniões é trocar experiências em ambos os lados do Atlântico e promover iniciativas conjuntas nessa área.

As sessões desta terceira reunião se concentrarão em :

  • políticas e métodos organizacionais para a ciência aberta,
  • cruzamentos entre a América Latina e a África  
  • o modelo “diamante” de acesso aberto,
  • avaliação de pesquisa
  • dados de pesquisa
  • os desafios e as práticas da ciência aberta como tema de pesquisa

Esta terceira edição vai além da América do Sul, com apresentações de pesquisadores e atores da ciência aberta do México e da África Ocidental.


OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Pascal Aventurier (25 de Agosto de 2023).  Terceira reunião França-América do Sul sobre ciência aberta será realizada em Paris,  13 e 14 de setembro de 2023. A publicação científica. Recuperado em 20 de Julho de 2024 de https://doi.org/10.58079/t289


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search