Promoção das revistas cientificas em saúde com o Twitter , Facebook e outras redes socias

Um artigo estudou se os jornais em saúde estão usando a technologias do web 2.0 para a promoção deles.

As ferramentas do web 2.O estão mudando o jeito dos pesquisadores ficarem informados sobre a literatura essencial deles. Eles poderem escolher entre visitar os sites das revistas ou de manter informação com o fluxo de informação RSS o com redes socias (Twitter o Facebook…), se o jornal esta divulgando conteúdos na feramenta escolhida. RSS permite aos leitores de accessar a parução de tabela de conteúdo de novos numeros e de novos artigos diretamente, em tempo real, no computador deles. Redes socias tem as vantagens de divulgar a “micro informação” sobre cada artigo e de oferecer as possibilidades de comparthilar ou fazer commentarios sobre eles dentro de sua própria rede de contatos.

248 jornais forma examinados, 42 estão em acesso livre (open access). 29% of jornais tem uma conta Twitter e 25% uma conta Facebook. A maiora tem a função RSS (87%) para permitir aos leitores de seguirem a parução de tabela de conteudo de nova numeros e tb de novos artigos, que são divulgados  primeiro na Internet, e 60 % oferecem no leitor de compartilhar  diretamente a informação na rede social.

Um fato interessante e que os jornais tradicionais estão mais usando (um pouco mais) technologias do web 2.0 que os jornais em accesso livre.
Talvez seja porque as editoras tradicionais colocar mais recursos na promoção de seus jornais. Acha, que seja interessante de comparar as estragias dos jornais no web 2.0 com o rankink – fator de impacto dentro de uma categoria temática, que permite uma classificação dos jornais – do Journal Citation Report.

Fonte : Promoting health sciences journal content with Web 2.0: A snapshot in time
by Sandra L. De Groote. /First Monday/, Volume 17, Number 8 – 6 August 2012
http://www.firstmonday.org/htbin/cgiwrap/bin/ojs/index.php/fm/article/viewArticle/4103/3281

Plos medecine – Twitter

New England Journal of Medecine – Facebook


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.