A gestão das referências bibliograficas faz parte integrante do processamento de pesquisa e da publicação. Por isso escolhi de apresentar no meu blog uma ferramenta, Mendeley para a gestão e o compartilhamento das referências bibliograficas. Mendeley em uma ferramenta propriétario mais o uso e gratuito para um número importante de funcionalidades. Ele é só disponível em inglês. O limite mais importante da versão gratuita é que não é possível compartilhar publicações com grupos de mais de 10 pessoas. As principais funcionalidades são :
1. Busca referências, pessoas ou groupos
É possível adicionar as sua referências próprias além de pesquisar o catálogo de Mendeley de 30M + papéis, fazer importação de outros bancos de dados on-line usando o web importer.
É também possivel achar grupo público, ou pessoas. Mendeley está funcionando como uma rede social.
2. Organizar e pesquisar publicações
Usando o Mendely Desktop, é possível criar uma biblioteca Mendeley para classificar e organizar as publicações.
É possível importar referências a partir de artigos em PDF, de outros ferramentas do mesmo tipo, de banco de dados ou do web sites.
3- Escrever bibliografias dentro de um artigo por exemplo com o formato certo
O Mendeley vai instalar uma barra de ferramentas específica dentro de Open Office o Word para inserir referências com o formato certo.
4. Leia e recolha idéias
Destaque e anote no Desktop Mendeley PDF Viewer para manter o controle de idéias, pesquisas e experimentos plano de projeto.
5 – Colaboração
Manter contatos com colegas e compartilhar artigos, notas e anotações com segurança.
Para iniciar é necessário fazer download e instalar o Mendeley. Isso é muito fácil a partir dessa página.
O guia para inciantes em inglês está aqui :
A figura seguinte mostra o desktop do Mendeley no computador :
O meu objetivo é não fazer um curso sobre Mendeley mais apresentar alguns posts nesse blog que vão seguir as possibilidades avançadas dessa ferramenta.
Desejo conhecer essa nova ferramenta
Existem muitos tutorias no sites das bibliotecas universitárias. A documentação do Zotero em portuguese https://www.zotero.org/support/pt/start.
Antonio, agora, acho que o Zotero é mais indicado porque ele é open source e a versão 5 que vai sair logo parece otima.
Ótima ferramenta, vale a pena conhecer e suá-la