Sobre mim

Meu nome é Pascal Aventurier,

Sou Chefe do Departamento de Informação Científica e Técnica do IRD, Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento, na França (https://www.ird.fr/)

Estou muito interessado pela cultura brasileira, e pelo  mundo das ciências da informação dentro do contexto brasileiro. Então resolvi escrever esse blog.

Este blog reflete o meu pensamento pessoal sobre a ciência aberta, os dados de pesquisa , a publicação científica e disseminação do conhecimento científico e não envolve o meu  empregador atual.

Português não é minha língua materna. Perdoe-me se ainda existem alguns  erros nos textos. Por favor me avise para que eu possa melhorar.

Sou membro da Rede Internacional de Especialistas Ciência Aberta do MESRI (Ministério do Ensino Superior, Pesquisa e Inovação da França) com tematica Brasil e América do Sul.
Especialista em Ciência Aberta para o Knowledge Echange. Sou co-presidente do comitê executivo do consórcio Datacite France.

Fui Coordenador científico do projeto ANR BRIDGE Open Science 2019-2022 sobre os princípios comuns FAIR sobre a abertura de dados de pesquisa no contexto das UMRs (Unidades Conjuntas de Pesquisa, com vários órgãos de supervisão).

Atuou em Equipe e Gerenciamento de Projetos: Ciência Aberta; Dados de Pesquisa; Sistemas de Informação Científica Inovadores; Política de Ciência Aberta e Ciência Aberta no Sul.

Possui mestrado em Sciences de l’Information et de la Communication – Université Pierre Mendès France de Grenoble (1991) , atuando principalmente nos seguintes temas: web Semântica, linked data, dados de pesquisa, bibliometria, redação cientifica, análise de conteúdo, rede social , formação e acesso aberto.

Fui entrevistado pelo Observatório CTIS (Fiocruz em 2016 sobre os dados de pesquisa, e pelo Brazilian Journal of Digital Preservation em 2020 sobre preservação digital.Administrei em 2022  duas aulas  na PPGCI Ciencia da informação na UNESP (2022) e no PPGICS do ICICT Fiocruz.

Cursos seguidos

MOOC (Coursera)
Research Data Management and Sharing by The University of North Carolina at Chapel Hill & The University of Edinburgh on Coursera. Certificate earned on April 2, 2016.https://www.coursera.org/account/accomplishments/certificate/HQGGX7VXWMZJ

Licenciado sob Creative Commons Atribuição 3.0,

Creative Commons License

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search