5 revistas brasileiras e a ética das publicações

Para as revistas cientificas, a classificação da notoriedade é calculada principalmente com o fator de impacto, ver o artigo O que os cientistas acham sobre o fator de impacto ?

Para aumentar o fator de impacto, revistas usam auto citações : citação de outro artigo dentro do mesmo jornal ou esquemas mais complicados  entre varias revistas.  Se o fator de impacto é suspeito, o Jornal Citation Reports que faz cada ano a publicação de fator de impacto retira as revistas do JCR. Elas perdem o fator de impacto e são marcadas na lista das revistas retiradas publicada cada ano [1].

Aconteceu que  4 revistas brasileiras foram retiradas :  Clinics; Acta Ortopedica Brasileira; Jornal Brasileiro de Pneumologia (JBP); Revista da Associação Médica Brasileira (RAMB). A Revista Brasileira de Zootecnia-Brazilian Journal of Animal Science foi também retirada. A fraude usada e o principio de citações cruzadas entre varias revistas é explicado no [2].

FI2008 FI2009 FI2010 FI2011 FI2012
Clinics 1.596 1.422 2.058
Acta Ortopedica Brasileira 0.698
Jornal Brasileiro de Pneumologia (JBP)
Revista da Associação Médica Brasileira (RAMB) 0.589 0.553 0.771

E evidente que isso não ajuda o reconhecimento das pesquisas brasileiras , mais acho que  tem que colocar essa informação em contexto.

A fraude é internacional e a lista do JCR 2012, publicado em 2013,  tem 66 titulos de revistas retiradas esse ano [2].

Esse processo de eliminar as revistas que não seguem regras de ética da publicação ajuda  a melhorar a transparençia da avaliação da ciência.

Os editores estão pedindo mais retratação dos artigos e tem site como Retractionwatch para divulgar essas informações.

O Brasil está organizando  meetings para a integridade das pesquisas. Second Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publication Ethics (II BRISPE) aconteceu em 2012. A terceira edição deverá acontecer em 2014.

Para diminuir as fraudes, as universidades precisam de adotar códigos de boas práticas. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)  iniciou em setembro de 2011  a publicação de um Código de Boas Práticas Científicas.

Ensinhar aos pesquisadores a questãoes de Eticas das publicações de maneira que eles nao affeitam a carreira deles e manter o processo essential de avaliacão da produção cientifica effeitivo.

dora-logo-bigO fator de impacto está também em questão. Existe desde alguns mêses  A declaração do são Francisco para a avaliação de pesquisa. The San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA). DORA e um site de informacão e uma peticão para não usar métricas de jornal como o fator de impacto como medida substituta da qualidade individual de cada artigo de pesquisa ou para avaliar a contribução individual de um cientista para empregar, promoção ou decisão de financiamento.

Fontes :

[1]  Titles suppression from  Journal Citation Reports . Journal Citation Reports © 2013 . Science Edition. Thomson Reuters. 2013. JCR 2012 Data release 

[2] Suspensão de Revistas Médicas Brasileiras. Blog Ecce Medicus. 24 .de jun de 2013. http://scienceblogs.com.br/eccemedicus/2013/06/suspensao-de-revistas-medicas-brasileiras/

[3] Entendendo os motivos que levaram revistas nacionais a serem excluídas do JCR. Um esquema impressionante de dissimulação, de fazer até José Dirceu ruborizar. 27 de Junho 2013. http://cienciabrasil.blogspot.fr/2013/06/entendendo-os-motivos-que-levaram.html

[4] Aumento de fraudes em pesquisas preocupa cientistas no mundo todo. Herton Escobar – O Estado de S.Paulo. 24 de março de 2013. http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,aumento-de-fraudes-em-pesquisas-preocupa-cientistas-no-mundo-todo-,1012525,0.htm

 

Links úteis


5 comentários em “5 revistas brasileiras e a ética das publicações”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *